![Resultado de imagem para menina dizendo oi ilustração](https://f.i.uol.com.br/folha/equilibrio/images/1800883.jpeg)
Olha você ai!!!
Essa matéria é para você que tem fissuras nos pés e para você que não tem...por que o ressecamento plantar é o gatilho para esse incomodo de todo ser humano.
Bom dia meninas e meninos, segundona boa, vamos começar com astral lá em cima.
Essa semana recebi a sugestão para falar um pouco sobre Fissuras Plantares, vulgo as famosas "rachaduras". Além de incomodar, podem ser dolorosas, ser porta de entrada para bactérias e fungos e se você cuidar logo no começo, jamais terá que se preocupar com esse problema.
Vamos combinar, quando o pé começa a ficar ressecado já incomoda, raspa no lençol vai dando aflição....
A Pele como um todo precisa de hidratação para que as escamas presente em suas camadas, não forme micro fissuras e vá se abrindo aos poucos. Essa hidratação precisa vir de dentro para fora e de fora para dentro.
Ou seja, não basta passar o produto top, maravilhoso, que se você não ingerir água, não vai adiantar muita coisa, o produto não fará seu papel pois não terá uma boa superfície para fazer o que precisa de verdade.
Mas nesse post vamos falar um pouco das fissuras plantares (rachaduras)
As fissuras plantares, são lesões que aparecem na planta dos pés, em resposta a um estimulo, elas podem ter causas adquiridas ou produzidas pelo próprio organismo, tem algumas patologias que aumentam a produção dessa queratina nos pés, provocando esse processo de hiperqueratose e enrijecimento dessa placa, provocando assim as fissuras.
Veja abaixo algumas causas para fissura plantar:
- Falta de Hidratação (é sem sombra de dúvidas o campeão nas pesquisas para as causas de ressecamento dos pés, que evolui para uma possível fissura);
- Problemas na Marcha (o modo como você anda, é uma das causas de hiperqueratose, acontece por atrito nos pés, o organismo entende que está ocorrendo uma agressão, e manda queratina para proteção da pele)
- Ainda falando sobre o atrito, temos os problemas com calçados inadequados, como chinelos, rasteirinhas, salto, andar descalço, alterações de temperatura (frio e calor), isso tudo, muda a forma como o organismo reage, e produz ou não a queratina da pele.
- Agressões químicas também mexem com a produção de queratina, se você tira demais, tem efeito rebote, o corpo começa a dobrar a produção de queratina, para esses casos, menos é mais. Então os tratamentos são feitos devagar....
- Temos também alterações patológicas como: diabetes, neuropatias, alterações vasculares, psoríase, micoses, retenção de liquido entre outras.
Para começar, passar um hidratante nos pés, após o banho. Mas não é o hidratante do corporal, por que a pele do corpo é diferente do pé, pense nisso, não vai fazer efeito.
Fora a primeira premissa acima, vou te dar 3 graus de fissuras que você precisa ligar o pisca alerta e procurar um tratamento. Mas um tratamento sério, não receita de bolo, caseira, dianteira, traseira...e assim por diante. Gente não somos Químicos, Médicos, não formulamos nada. Não manipule nada, por favor, você pode adquirir uma dermatite, uma alergia, uma queimadura de pele, etc.
Ufaaa...Passado o momento Bronca x Preocupação
Veja as imagens abaixo:
![Imagem relacionada](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigpkcn_NVUBBB_sA7WFtr2YyQrmJOaLOHXnLSkyqZgeYfDivgxTWChvLmoFCS6occsgylqDM5nvWw58L5wH-pT2z_zlQTmsPtmXKPO1xJMMBroE2LVpAGBEhKFsI7G9_8l10xMH84k2g/s320/1.jpg)
Mas ai...10 dias, as vezes nem isso, dependendo do estímulo, lá está ela de novo!!
Vou começar aqui em cima, mas prometo não falar nas outras, chegou aqui, procure já um profissional, nesse caso, o podólogo vai te auxiliar muito bem, pois ele vai identificar como você chegou até aqui, e te ajudar na melhora desse estado.
E para você que infelizmente não teve tempo de se cuidar, chegamos aqui.
No caso ao lado, precisamos urgente fazer uma boa avaliação para saber os motivos, de como essa pele chegou até aqui, para assim, traçarmos o melhor tratamento.
Hoje existe tratamentos que fazemos em consultório com um blend de técnicas, como peelings, desbastes, produtos queratolíticos, ultra hidratantes, Laser/LED, Ácidos que fazem a renovação desse tecido e por ai vai.
Procure um profissional para esse tratamento;
Pergunte sobre a técnica que usada;
Compareça as sessões nos retornos propostos;
Faça a manutenção em casa;
Use um bom hidratante para os pés;
Não ande descalço;
Evite chinelos de dedo pois o pé fica mais exposto;
No frio, também temos pé...coitadinho, cuide deles, vá a sua podóloga com regularidade, se tiver algo errado, ela irá detectar;
Use meias de algodão, troque-as todos os dias....sim....as meias de algodão;
E como eu sempre digo: SEJA FELIZ gente....
- Não deixe seus pés chegarem a esse ponto para procurar ajuda, principalmente se você for diabético.
- Cuide você, você merece.
Ficou com dúvida?
Manda um Whats para mim: (011) 98013-3784
Alexsandra Nogueira
Podóloga & Esteticista
(11) 98013-3784
Fontes:
https://www.instagram.com/consultoraalenogueira
https://www.centrotecnicovegel.com.br/
https://estudossobresaude.com.br/fissuras-calcaneas-rachaduras-nos-pes/
https://www.tuasaude.com/rachadura-nos-pes-o-que-fazer/
Comentários
Postar um comentário